Notícias

1,3 mil novas urnas eletrônicas chegam a Pernambuco para Eleições 2022

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, fez, nesta quinta-feira (10/2), uma visita à Central de Urnas do tribunal, em San Martin, Zona Oeste do Recife, para inspeção e acompanhamento dos primeiros testes das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. O primeiro lote com 1,3 mil Urnas Eletrônicas 2020 – nome oficial do equipamento – chegou à capital pernambucana no início da semana e mais outros dois lotes estão previstos para chegar nos próximos dias. Ao todo, o TRE-PE receberá 9.064 novas urnas, o que corresponderá a 35,9% do total de urnas a serem utilizadas no Estado no pleito deste ano.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, o presidente do TRE-PE destacou as melhorias técnicas que as novas urnas trazem, bem como aprimoramentos para facilitar ainda mais a acessibilidade dos eleitores surdos e cegos. Uma delas é a velocidade do processador interno, 18 vezes mais rápido que a versão anterior. No quesito acessibilidade, o equipamento contará com guia de voz para pessoas com deficiência visual. Também está no projeto a apresentação de um intérprete de Libras para indicar os cargos em votação, no caso de eleitores com deficiência auditiva. As novas urnas têm tela e formato maiores que os modelos utilizados até agora.

O desembargador André Guimarães ressaltou que os avanços técnicos e a melhoria da acessibilidade são elos que reforçam a importância da urna eletrônica no processo eleitoral. “A eleição de urna eletrônica sempre foi confiável e transparente. Isso é um fato absolutamente comprovado desde o ano de 1996, quando as urnas passaram a integrar o nosso sistema eleitoral. À proporção que o tempo foi passando, ficou ainda mais segura, confiável e transparente, permitindo uma eleição íntegra, confiável, que representa a vontade popular, consolidando a nossa democracia”, declarou.

A maioria das urnas que vem para Pernambuco será utilizada nos polos da Região Metropolitana e, eventualmente, algumas podem ser enviadas para os polos do interior do Estado.

Deixe seu comentário