Pernambuco

Chuvas continuam em Recife e RMR nesta segunda; Governo se mobiliza para minimizar prejuízos

O governador Paulo Câmara decretou situação de emergência em Pernambuco por conta das chuvas. O gestor disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento, obras urgentes e de infraestrutura nos municípios mais atingidos. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nessa semana. Com o decreto de situação de emergência os municípios atingidos podem acessar os recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, reuniu, nesse domingo (29), todo o secretariado estadual e forças de segurança para ampliar ações nas áreas atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste. Gestor destacou que é preciso avançar na reconstrução das cidades atingidas pela chuva. “Vamos continuar atuando nas áreas críticas e restabelecer os serviços, para avançarmos na reconstrução das cidades”, reforçou Câmara. Ao menos nove cidades pernambucanas já decretaram situação de emergência por causa do impacto causado pelas chuvas.

 

Estudantes da rede municipal do Recife não terão aulas presenciais nesta segunda-feira (30). Creches, escolas, centros sociais e escolas profissionalizantes não terão expediente. A decisão foi tomada por conta do uso das unidades escolares como abrigo para pessoas desabrigadas por conta das fortes chuvas que atingem a região litorânea de Pernambuco desde o sábado (28).

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão do tempo para esta segunda-feira (30). Após um domingo (29) de chuvas de intensidade moderada, a entidade civil afirmou que o clima deve seguir da estável no início da semana. De acordo com a agência, o sistema meteorológico permanece ainda no oceano e deve provocar algumas pancadas de chuvas sobre áreas do Estado. As regiões afetadas continuam sendo as litorâneas de Pernambuco: Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte. Uma redução gradual do volume das chuvas é esperada, mas ainda persiste o alerta em algumas regiões, que já estão em condição de risco.

 

*Com informações da Folha de Pernambuco.

Deixe seu comentário