NotíciasPernambucoPolícia

SDS define esquema de segurança para final do Campeonato Pernambucano de Futebol 2024

A Secretaria de Defesa Social (SDS) irá coordenar o esquema de segurança montado para assegurar a tranquilidade dos torcedores na partida marcada para amanhã (06), entre Sport e Náutico, na Arena Pernambuco. O aparato planejado pela SDS contará com o emprego de 1.070 policiais militares, que farão o policiamento ostensivo e preventivo, com apoio da Polícia Civil que destinará uma equipe com delegado, escrivão, comissários e peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). “Nossa equipe estará de prontidão na Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (Deprie), que será ativada dentro do estádio, dando suporte para a Polícia Militar , para recepcionar ocorrências que possam ocorrer dentro e fora do estádio que tenham ligação com crimes praticados por torcidas organizadas”, explicou o diretor do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE), delegado Antônio Barros.

A força operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) contará com seis (06) viaturas, sendo duas (02) de Auto resgate (AR), para atendimento pré-hospitalar em São Lourenço da Mata; uma viatura de Auto comando operacional (ACO), uma (01) de Auto bomba tanque (ABT) e uma (01) dupla de moto resgate (MR), esta que estará de prontidão na BR 232, na Academia de Bombeiros dos Guararapes (ABMG), próximo ao Atacado dos Presentes.

Ações de inteligências foram traçadas para apoiar o efetivo, incluindo a continuidade do uso do reconhecimento facial, como medida preventiva, para rastrear e identificar pessoas que estejam com mandados de prisão em aberto, constando no Banco Nacional Mandados de Prisão. E assim, viabilizar o impedimento da entrada dessas pessoas no estádio.

“Dos 1.070 policiais militares que estarão na linha de frente na Arena PE, no dia do Clássico, 203 atuarão na área interna do estádio. A área externa, principais vias de acesso ao local do jogo, terminais integrados, estações do metrô e principais corredores viários contarão com a presença extra de 867 policiais”, detalhou o diretor de Planejamento Operacional da PMPE, coronel João Barros.

O policiamento estará reforçado com militares do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), da Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPMotos), do Batalhão de Choque, BPTRAN, CIPCÃES, entre outros. Além dos policiais que estarão na escala ordinária dos batalhões de área, em seus respectivos locais de atuação.

PROIBIÇÃO – No último dia 20 de março, a Federação Pernambucana de Futebol publicou um Ato Normativo proibindo o ingresso de faixas e adereços que façam referência a seis específicas torcidas organizadas, dos times Sport Clube do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e do Clube Náutico Capibaribe. A proibição é válida para as finais do Campeonato Pernambucano, como também nas partidas de competições nacionais, a se realizarem em Pernambuco até o final de 2024. A fiscalização do cumprimento deste ato normativo compete à segurança privada dos respectivos clubes. Presente na área interna, a Polícia Militar atuará em apoio.

“Importante ressaltar que se entende por adereços objeto ou peça de valor ou não, usados como adorno; enfeite, ornamento e/ou roupas que harmonizam entre si pela sua composição, pelo seu formato. Como se pode ver o significado é bem amplo. Assim sendo orientamos o torcedor a ir ao estádio sem fazer alusão às organizadas citadas no ato normativo da Federação”, ressaltou o coordenador adjunto do GT Futebol/SDS, coronel PM Alexandre Tavares.

Deixe seu comentário