Serra Talhada

Filme dirigido por serra-talhadense terá estreia nacional nas salas de cinema

O futebol de várzea visto por dentro, contado por quem faz parte desse universo, vive todas suas emoções e encara a realidade do esporte em sua natureza bruta. É o que traz o premiado longa-metragem “Sapato 36”, do realizador pernambucano Petrônio Lorena, que, com incentivo do Funcultura, estreia no dia 4 de agosto (quinta-feira), em salas de cinema de todo país. Os pernambucanos terão a chance de conferir o filme em primeira mão na pré-estreia no Recife, que será realizada nesta quarta-feira (3), às 19h30, no Cineteatro do Parque. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Os interessados podem seguir o perfil do filme no Instagram: @sapato36oficial. Lá, é possível assistir ao trailer e teasers com personagens como Ricardo Rocha e Mauro Shampoo, além de ficar sabendo mais informações sobre a estreia nacional no dia 04 de agosto, com exibições em salas de cinema de todo Brasil. Entre as cidades já confirmadas estão Aracaju (SE), Batatais (SP), Curitiba (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Serra Talhada (PE). Outras cidades podem entrar no circuito em breve. O filme tem distribuição da Nosostros Y Los Demás Produções em parceria com a Cavídeo.

Partindo do bairro de Santo Amaro, na região central do Recife, Sapato 36 mostra a importância e a resistência do futebol de várzea a partir das histórias de personagens que têm um encontro especial com o esporte em suas vidas.

O resgate histórico do futebol de várzea e da sua importância como berço de talentos do futebol brasileiro é inserido pelas participações dos ex-jogadores Mauro Shampoo e Ricardo Rocha, que iniciaram a carreira nos campos de Santo Amaro, antes de partirem para Íbis e Santa Cruz, respectivamente, onde se tornaram reconhecidos.

Num recorte presente, mostrando a resistência do futebol de várzea e sua importância para as comunidades, personagens como Marconi, dirigente e técnico do União Futebol Clube, um dos mais tradicionais de Santo Amaro, e o jovem Ibson Gomes, um verdadeiro profissional da várzea, que joga por 13 times diferentes. A realidade do futebol feminino e o espaço das mulheres na várzea são contados pela jogadora Popó e suas companheiras no Náutico e até a (difícil) vida de árbitro na várzea tem espaço, construindo uma história vista por todos os lados.

TRAJETÓRIA – Até o momento, o documentário foi apresentado apenas em festivais dentro e fora do país, recebendo premiações no Rio Grande do Norte e Paraíba, no Brasil, e em mais quatro países: Rússia, Hungria, Itália e Índia.

“Sapato 36” é o terceiro longa-metragem dirigido por Petrônio Lorena (O Silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras e O Gigantesco Imã). A realização é da Nosotros Y Los Demás Produções, com incentivo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) / Ancine; do Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco; e do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife; e apoio da Uninassau e do Porto Digital / Porto Mídia.

PREMIAÇÕES – “Sapato 36” recebeu premiações de Melhor Som para Guga S. Rocha no Festival de Cinema de Soledade (PB), Melhor Filme de Longa Metragem Documentário na Mostra Arretada Seridó Cine (RN), Melhor Documentário e Melhor Cinematografia no Emerald Peacock Internacional Festival (São Petersburgo/Rússia), Melhor Documentário no Paradise Film Festival (Budapeste/Hungria), Melhor Filme Esportivo no Fox International Film Festival (Roma/Itália) e Melhor Documentário no 195 Countries International Film Festival (Patna/Índia).

DIREÇÃO – O realizador audiovisual pernambucano Petrônio Lorena é natural de Serra Talhada, sertão de Pernambuco. Petrônio Lorena dedica-se ao cinema desde 1999, tendo realizado oito filmes, entre curtas e longas-metragem. É diretor, roteirista, produtor e compositor de trilhas para o cinema. Paralelamente ao cinema, desenvolve carreira como músico com a banda Petrônio e as Criaturas. É formado em Comunicação Social pela UFPE, com habilitação de Radialismo em 1999.

EQUIPE – “Sapato 36” tem roteiro de Petrônio Lorena e Ricardo Brandão, direção de Petrônio Lorena, assistência de direção de Tábata de Morais e Jerônimo Lemos, produção executiva de Mariana Jacob e Fernanda Cordel, coordenação de produção de Karla Laet, direção de fotografia de Breno César, desenho de som e mixagem de Guga S. Rocha, montagem de Gabriel Çarungaua, trilha musical de Petrônio e as Criaturas e Guga S. Rocha, locução de Edson Peixoto, efeitos visuais de Bio Quirino, identidade visual de Camilo Maia, assessoria de imprensa e conteúdo para redes sociais de Alexandre Barbosa e Flora Noberto.

 

Serviço

EXIBIÇÕES DO FILME “SAPATO 36”

Siga “Sapato 36″ no Instagram: @sapato36oficial

Pré-estreia no Recife: 3 de agosto, às 19h30, Cineteatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista – Recife)

Ingressos R$ 10 e R$ 5: www.sympla.com.br/pre-estreia-do-filme-sapato-36__1641917

Estreia nacional – 4 de agosto em salas de cinema de todo Brasil

Aracaju – SE

CINE VITÓRIA: Rua Laranjeiras, 313, Centro.

Batatais – SP

CINE BATATAIS: Praça Cônego Joaquim Alves 167, Batatais.

Curitiba – PR

CINE PASSEIO: Rua Riachuelo, 410, Centro.

Maceió – AL

CINE ARTE PAJUÇARA: Rua Dr Antônio Gouveia, 1.113, Pajuçara.

Manaus – AM

CINEMA CASARÃO DE IDÉIAS: Rua Barroso, 279, Centro.

Palmas – TO

CINE CULTURA PALMAS: ESPAÇO JOSÉ GOMES SOBRINHO

Área Verde 302 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n – Plano Diretor Sul.

CINEMATECA PAULO AMORIM: ESPAÇO BANRISUL DE CINEMA

R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico.

Recife – PE

CINEMA DA FUNDAÇÃO: Rua Henrique Dias, 609, Derby

Rio de Janeiro – RJ

ESTAÇÃO NET BOTAFOGO sala 3: Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo.

São Paulo – SP

SALA BELAS ARTES: R. da Consolação, 2.423.

Salvador – BA

SALA DE ARTE CINEMA DO MUSEU: Av. Sete de Setembro, 2195, Vitória.

Serra Talhada – PE

CINE A: Av. Adriano Duque de Godoy Souza, 001, Nossa Senhora da Penha.

 

Deixe seu comentário