NotíciasPernambucoPolítica

PT espera eleger pelo menos 15 prefeitos em Pernambuco, avisa presidente

Diferente das eleições municipais de 2020, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) vinha de duas grandes derrotas (impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e eleição presidencial de 2018), neste ano de 2024 o PT vive um ambiente de “volta por cima”, com Lula na Presidência da República. O ambiente faz com que o deputado estadual Doriel Barros, presidente do partido em Pernambuco, projete resultados bem melhores para as eleições municipais.

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato Pernambuco, Doriel afirmou que espera chegar ao fim de 2024 comemorando a eleição de entre 15 e 20 prefeitos petistas (8% a 11% das 184 prefeituras no estado), o que seria duplicar ou triplicar as 7 prefeituras que o partido possui hoje. Em baixa no ano de 2020, o PT levou apenas 5 prefeituras (2,7%). Mas dois prefeitos eleitos por outros partidos se filiaram ao PT nos últimos meses, com destaque para Yves Ribeiro (ex-MDB), da cidade do Paulista (6ª maior do estado).

Mas não há perspectiva de algum outro prefeito se filiar ao PT na janela partidária que se abre no próximo dia 7 de março (e vai até 5 de abril). “Não temos no radar. O que estamos construindo é a chegada de lideranças importantes que estarão disputando prefeituras relevantes para o estado, seja na cabeça da chapa ou compondo como vice”, diz Doriel Barros, que vê o PT em “fase de arrumação” para a disputa. O partido tem pré-candidaturas para 27 prefeituras até o momento – número que ainda pode aumentar.

Barros destaca o nome do experiente Elias Gomes, ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho (3x entre 1982 e 2004) e de Jaboatão dos Guararapes (2009-2017). Com passagens por PSDB e MDB, Elias será candidato em Jaboatão (643 mil habitantes), segundo maior município pernambucano, atrás apenas do Recife.

Gomes é a principal aposta do PT local para este ano – ao lado de Yves, em Paulista, candidato à reeleição. “Jaboatão é a disputa mais importante, além daquelas cidades que já governamos”, diz Doriel. “Com Yves e Elias o PT passa a ter grande força na região metropolitana”, completa. Nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, Elias aparece em 1º lugar empatado com o atual prefeito, o bolsonarista Luiz Medeiros (PL).

Em 2020 o PT elegeu Márcia Conrado em Serra Talhada (92,2 mil habitantes), George Gueber em Orocó (13,6 mil) e João Bosco em Granito (7 mil), todas no Sertão; além de Luiz Aroldo em Águas Belas (41,5 mil) e Álvaro Marques em Tacaimbó (13,7 mil), na região Agreste do estado. Posteriormente se filiaram ao PT os prefeitos Gildo Pontes (ex-PL), de Sairé (10,8 mil), no Agreste, além do prefeito do Paulista (342 mil), na Região Metropolitana. O PT governa hoje para aproximadamente 520 mil pernambucanos (5,7% da população).

Vídeos de Lula

Cientes da força de Lula no seu estado natal, os petistas tentam mais uma vez canalizar o lulismo para os candidatos do PT (ou aliados do PT) nas disputas municipais. “Nas cidades pequenas o PT já tem força expressiva, mas queremos ter mais capacidade de aglutinar esses votos ‘de Lula’ para nossos candidatos a prefeito. Vamos mostrar que esses candidatos apoiados pelo PT terão com o povo os mesmos compromissos que Lula tem”, vislumbra o dirigente petista.

Doriel tem expectativa de que Lula grave vídeos declarando apoio a todos os candidatos apoiados pelo PT este ano. “É uma estratégia nacional do PT. Lula será um grande cabo eleitoral. Confiamos bastante que vamos convencer a população”, diz ele. O deputado petista se mostra preocupado em ampliar a força do PT em cidades maiores, com maior presença nas câmaras de vereadores. “Queremos eleger em torno de 150 vereadores no estado”, diz ele.

Fonte: Brasil de Fato PE

Deixe seu comentário